Recent Posts

Postagens Recentes

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Antes de começar ... Parte I



Até um carro zero KM precisa ser levado para revisão após algum tempo de uso... e sempre tem alguma coisinha prá fazer... Imagina carro véio ? Calma, não se ofenda ! Mas precisamos fazer um CHECK-UP para ver como estão as coisas - antes de começar !

Se você está fora do peso ideal, procurar um médico antes de começar a treinar sério é mais importante que lembrar a data de aniversário da namorada...  e negligenciar esta etapa pode dar muita dor de cabeça.

O ideal é procurar um médico que trabalhe com esporte, mas como estes profissionais quase nunca atendem com convênios médicos, e suas consultas costumam ser caras -  um clínico geral já pode ajudar.

Faça uma consulta, diga do seu desejo de emagrecer, praticar esportes, e ele deverá lhe pedir alguns exames e/ou testes.

Vou citar todos os testes que podem ajudar muito no seu treinamento, e mencionar aqueles que são obrigatórios.


(Obrigatório) Teste Ergométrico : Vai determinar a pressão arterial e a frequência cardíaca durante um esforço físico. Geralmente é feito numa esteira, computadorizada, que vai medindo seu batimento cardíaco e a pressão de acordo com o aumento da intensidade do esforço.   Se você foi a um médico e ele não pediu este exame para te liberar para o treinar... procure outro profissional !!  Este teste é mesmo necessário.

(Obrigatório) Eletrocardiograma Simples (ECG) : Identifica isquemias miocárdica, diminuição de fluxo sanguíneo para determinada região do corpo, que pode causar doença coronárias e até provocar um infarto.  Já pensou ?? Não brinque com isto.



(Obrigatório) Teste de Pisada : é importante checar como é sua pisada. Podem ser 3 tipos : neutra, pronada ou supinada. O método é simples, você imprime a sua pegada em uma superfície para ser analisada. Um modelo mais moderno são feitos em esteiras computadorizadas , que verificam sua caminhada e transmitem a análise para o monitor. É importantíssimo para que você verifique qual é o tênis ideal para sua corrida ou caminhada. Treinar com o tênis adequado te poupará de problemas futuros... dores e até contusões mais sérias - portanto, não vacile !  

Dica: Algumas lojas de tênis tem o equipamento, pergunte nas maiores lojas como fazer o teste... é sempre gratuíto.


Estes são os básicos e bem comuns, só prá começar... amanhã vou falar sobre outros exames menos comuns, mais também importantes.  Não perca !!!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá !!
Muito obrigado pela participação !!
Conte comigo !!

Dezim
VG